image001 (1)

Conheças os benefícios do Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) oferece o apoio nas decisões de forma inteligente por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio. O conceito de Business Intelligence, também conhecido como Inteligência Empresarial, ganhou espaço na década de 1980, por fornecer o apoio necessário para a tomada de decisões estratégicas de forma inteligente em uma empresa.

A aplicação do Business Intelligence possibilita que a organização faça uma gestão mais inteligente das suas informações. Entre os benefícios do BI estão a identificação de custos sobressalentes, a descoberta de oportunidades de negócios, relatórios acessíveis de dados, reações rápidas às demandas do mercado e otimização de preços.

Junto à acessibilidade de dados, as ferramentas de Business Intelligence auxiliam a empresa a quantificar os relacionamentos com fornecedores e clientes. Outros benefícios são a percepção de insights e a otimização de processos de negócios por meio da análise dos indicadores.

As ferramentas de Business Intelligence auxiliam na organização e interpretação dos dados gerados pela empresa. Elas são customizadas para atender as necessidades da organização, apresentando diferentes indicadores e dashboards de dados.

 

O BI não existe apenas para captar a informação certa

Quando algumas empresas começam a usar ferramentas ou metodologias que envolvem Business Intelligence, cometem um erro comum: acham que encontrarão apenas a informação certa ou o que está funcionando plenamente na empresa. É justamente para detectar o contrário que a ferramenta existe. É preciso encontrar o gargalo, o contraditório, a informação que não bate.

Quando as informações coletadas são as que você já conhece, tem algo errado com a aplicação da metodologia. É preciso achar onde é possível melhorar: um fluxo informacional truncado, um processo interrompido, uma análise que não bate. Por meio do cruzamento de informações de diferentes bases de dados, é possível conseguir esses dados e aplicação do BI começa a ficar mais útil. Mas, depois de detectadas as falhas, o que fazer?

 

A gestão de risco

Usar o Business Intelligence para conhecer e analisar o seu risco é muito importante para tomar decisões acertadas no seu negócio. Se você já conseguiu listar os seus principais riscos, é  hora de verificar qual a probabilidade de eles acontecerem e, se acontecerem, qual o impacto disso para o seu negócio. Isso é fazer gestão de risco.

Liste os principais riscos relacionados à sua atividade dividindo-os por grandes áreas: risco para imagem/mercado, risco financeiro, risco jurídico, risco ocupacional e classificando em seguida, qual é a probabilidade e gravidade de eles acontecerem.

Por exemplo, se você trabalha em um grande hospital, pode ter um risco relacionado a área de mercado e imagem é: a veiculação de informações falsas na mídia, relacionadas aos níveis de infecção hospitalar da sua instituição. A probabilidade de isso acontecer é baixa, mas, caso aconteça, o impacto é gravíssimo para a instituição.

O risco foi identificado, agora é necessário listar ações preventivas e corretivas, caso o fato aconteça. As ações corretivas podem envolver uma correta verificação dos níveis de infecção hospitalar da instituição, por meio de auditorias internas; treinamentos constantes da equipe assistencial e a correta informação disponibilizada para pacientes e familiares.

Como medida corretiva, ou seja, depois que o risco de fato ocorrer, pode estar a veiculação de boletins oficiais atestando que a instituição cumpre os protocolos internacionais relacionados à infecção hospitalar, o que inclui a divulgação desses dados pelos menos no último ano.

 

Exemplos de como o BI pode ajudar numa empresa

Imagine agora que a sua empresa é do ramo de turismo. Ao longo do tempo você viu que o seu carro-forte era pacotes especializados na América Latina. Além do software específico de BI, do portal de vendas, do SAC por telefone, você também usa o monitoramento das mídias sociais como indicador para o seu negócio. Você nota que os pacotes para a Argentina, que antes era o seu principal destino, sofreram uma queda de 60% nos últimos quatro meses. É preciso agir rápido e buscar diferentes fontes para entender o porquê da queda.

Com a análise detalhada das informações no período, foi possível detectar, por meio de uma nuvem de tags das redes sociais as palavras “insegurança”, “assalto”, “risco” e “Buenos Aires”. O setor financeiro também detectou que nessa época, os clientes usaram mais o seguro de viagem por causa de perda de bagagens ou documentos. Em uma pesquisa rápida aos indicadores sociais da capital Buenos Aires, foi comprovado que houve um aumento de roubos e furtos nos bairros considerados pontos turísticos.

Informação detectada, queda explicada, é hora da ação. É possível pensar em destinos alternativos dentro da Argentina, até que a onda de violência arrefeça. Montar pacotes ligados à experiência gastronômica ou às principais vinícolas do país, ou, quem sabe, pensar em pacotes que permitam que o viajante tenham experiências únicas com esportes de aventura ou de inverno, aproveitando a região da Patagônia

É neste sentido que o Business Intelligence te ajudará a pensar e a planejar as ações dentro da sua empresa. Quer saber mais sobre BI, entre em contato com a Equipe da Explend. – Soluções Empresariais. Ligue: 0800 940 8900 e agende uma apresentação gratuita.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *